Exames de imagem são ideais para, de maneira não invasiva, detectar algo de errado com nosso corpo por dentro. E existem alguns diagnósticos que pedem um nível mais elevado de detalhismo de imagem, e que a tomografia computadorizada detecta.
Mas por ser um exame de imagem mais complexo, ele raramente é solicitado pelo médico e, consequentemente, menos as pessoas têm conhecimento sobre como funciona e quais doenças a tomografia computadorizada detecta.
Por isso, vamos te dar um panorama sobre o que é o exame de tomografia computadorizada, para que ele serve, quais são os tipos e porque o médico solicitou o exame.
O que é a tomografia computadorizada e como funciona?
Existem alguns tipos de tomografia, mas a mais comum é a computadorizada, também conhecida como TC. Esse é um exame de imagem que usa de Raios-x mais a inteligência de computadores capazes de produzir imagens de altíssima qualidade.
E diferentemente da radiografia, a tomografia computadorizada utiliza de múltiplas radiações para criar imagens tridimensionais de alta resolução das estruturas internas do corpo, permitindo uma visualização mais detalhada e precisa de órgãos, tecidos e até vasos sanguíneos.
O que a tomografia computadorizada detecta?
Esse exame de imagem é utilizado para diagnosticar e monitorar uma ampla variedade de condições médicas. Dos mais comuns, estão:
- Tumores
- Lesões traumáticas
- Doenças pulmonares, cerebrais e cardiovasculares
A tomografia computadorizada fornece imagens detalhadas e precisas das estruturas internas do corpo, auxiliando os médicos no planejamento de cirurgias e tratamentos. Além disso, a tomografia computadorizada detecta precocemente precoce de doenças, permitindo intervenções mais eficazes.
Por exemplo, a tomografia computadorizada pode ser solicitada para averiguar a saúde dos seus pulmões, detectando alterações, nódulos, tumores e até disfunções causadas pelo Covid-19. Já a tomografía de tórax pode diagnosticar fraturas, hematomas e tumores. O exame pode até ser feito em pacientes com Covid-19.
Qual a diferença entre tomografia computadorizada e ressonância?
Por possuírem equipamentos muito parecidos é comum que se confunda a tomografia computadorizada com a ressonância magnética. O exame de raio-x utiliza radiação para produzir uma imagem bidimensional do interior do corpo, sendo útil para identificar fraturas na estrutura óssea.
Já a tomografia é um método de imagem que utiliza radiação para criar imagens tridimensionais de alta resolução das estruturas internas do corpo, permitindo uma visualização mais detalhada e precisa de órgãos, vasos sanguíneos e tecidos.
Onde fazer tomografia computadorizada em Recife?
Você que mora em Recife pode contar com a experiência e precisão nos diagnósticos do Boris Berenstein. Temos uma equipe preparada e tecnologia de ponta para te atender.