Com a chegada da 3ª idade, a mobilidade das pessoas idosas acaba sendo prejudicada e a o metabolismo tende a desacelerar. Segundo dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde, uma a cada três pessoas com mais de 65 anos sofre pelo menos uma queda anualmente. Além de quedas, pode ocorrer acidentes cardiovasculares e por isso é importante saber como proceder emergencialmente em casos de queda de idosos, a fim de ajudar em uma recuperação rápida e bem sucedida.
COMO EVITAR QUEDA EM IDOSOS
Os cuidadores e familiares devem estar sempre alertas para situações delicadas que possam ocasionar acidentes domésticos em idosos. Dentre os cuidados, é importante ter atenção com a alimentação, estilo de vida e até atentar para a acessibilidade dos cômodos, evitando elementos que possam provocar tropeços, escorregões e hematomas.
ACIDENTES COM IDOSOS: COMO AGIR
Contusão na cabeça
Quando não há indicação de sangramento ou afundamento craniano, a aplicação de compressa de gelo tende a ser suficiente. Caso perceba sangramento ou afundamento, não mova a pessoa, deixe-a imobilizada, e nem tente reverter o afundamento. Nesses casos, você precisa buscar a ajuda de um médico imediatamente.
Além disso, a pessoa precisa de cuidados médicos caso apresente:
- Dor de cabeça intensa;
- Confusão mental;
- Desmaio;
- Sonolência;
- Desequilíbrio ao andar;
- Vômito;
- Visão dupla;
- Pupilas de tamanhos diferentes;
- Sangramento pelo nariz ou ouvido.
Queda com fratura
Nos casos de queda com fratura, vale também a recomendação de não tentar reverter a situação por conta própria. Leve a pessoa idosa até a emergência mais próxima tentando deixar a área fraturada o mais imóvel possível. Lá, um médico saberá como proceder da melhor maneira.
Queda de pressão
Caso a pessoa esteja em jejum, ofereça algum suco ou líquido açucarado de fácil ingestão. Além disso, a deite em algum lugar para que o sangue consiga chegar até o cérebro. Mas se a sensação de desmaio e fraqueza durar mais de 15 minutos, dirija-se ao pronto-socorro.
AVC
Se notar que a pessoa idosa apresenta algum desses sintomas:
- Fraqueza de um lado do corpo.
- Alteração ou perda de visão.
- Dificuldade para falar.
- Desvio de rima labial (sorriso torto)
- Desequilíbrio e tontura.
- Alterações na sensibilidade.
- Dores de cabeça fortes e persistentes.
- Dificuldade para engolir.
Leve-a imediatamente ao hospital mais próximo.
Engasgamento
Nesses casos, agir rápido é o ideal. Caso o idoso esteja consciente, realize a manobra de Heimlich:
- Segure a pessoa por trás e passe os braços em torno do tronco
- Feche uma das mãos e a apoie logo acima do umbigo, use a outra mão aberta para manter o punho fixo no local.
- Comprima o abdômen de forma rápida e forte, de baixo para cima, em sequências de 5x seguidas.
- Pause brevemente e repita a ação.
Cada vez melhor e mais próximo de você
Em caso de necessidade de um exame de imagem, você sabe com quem contar. Nós, da Boris Berenstein, temos diversas unidades espalhadas por Pernambuco prontas para te receber. Agende seu atendimento aqui.