Mãos, joelhos, pés e até corpo inteiro: sentir dor nas articulações, infelizmente cada vez mais comum não apenas entre idosos, mas também em jovens. E essa condição impacta imensamente a nossa mobilidade, prejudicando as atividades do dia a dia e o bem-estar.
Entender melhor sobre as “dores nas juntas” é o primeiro passo para saber o melhor tratamento e como prevenir as dores. Entenda melhor o que é a dor nas articulações, o que pode ser o causador e como tratar.
O QUE É DOR NAS ARTICULAÇÕES?
As articulações são as áreas onde dois ou mais ossos se encontram e permitem que o corpo se mova. A dor nessas áreas se dá pode ser leve ou grave, a depender do causador, e pode ser acompanhada de outros sintomas, como inchaço, rigidez e limitação de movimento.
CAUSAS DA DOR NAS ARTICULAÇÕES
Aqui estão algumas das causas mais comuns:
- Artrite: condição em que as articulações ficam inflamadas e doloridas. Existem vários tipos de artrite, incluindo artrite reumatoide, artrite psoriática e osteoartrite.
- Lesões: machucados nas articulações, como fraturas, entorses e distensões, também podem ser causadores das dores.
- Infecções: alguns patógenos podem causar dor nas articulações, como a artrite séptica.
- Doenças autoimunes: doenças autoimunes, como lúpus e esclerose múltipla, podem causar dor nas articulações como um sintoma secundário.
- Deficiência de vitamina D: A vitamina D é muito importante para a saúde, pois é responsável pela absorção do cálcio e dá força aos músculos . Quando está em níveis baixos no nosso organismo, pode acarretar desconforto nas articulações, na estrutura óssea e músculos.
DIAGNÓSTICOS DA DOR NAS ARTICULAÇÕES
O diagnóstico depende da causa subjacente. Aqui estão alguns dos métodos de diagnóstico mais comuns para identificar a causa da dor:
- Exames físicos: O médico examina as articulações afetadas, observando a presença de inchaço, vermelhidão ou calor, além da avaliação da amplitude de movimento.
- Exames de imagem: Radiografias, tomografias computadorizadas e ressonância magnética podem ajudar a identificar problemas nas articulações, como fraturas ou inflamações.
- Exames de sangue: exames de sangue podem ser realizados para verificar se há sinais de inflamação ou infecção no corpo.
AUXÍLIO MÉDICO
É importante procurar atendimento médico se a dor persistir. Com o diagnóstico correto, o tratamento adequado pode ser iniciado para aliviar a dor e melhorar a função das articulações afetadas.
E para diagnóstico por imagem preciso, você sabe que pode contar com a Boris Berenstein.