Quando começou e qual o significado dessa campanha?
Ao longo do mês de novembro é comum observarmos alguns monumentos e prédios iluminados com a cor azul. Você com certeza já deve ter visto algo assim na sua cidade.
Além da iluminação na cor azul, são espalhados cartazes, outdoors, panfletos e muitos outros meios de comunicar que o novembro azul chegou.
E com ele, chegou o tempo de se tocar e de se cuidar. Obviamente que os cuidados com a saúde devem ser contínuos, mas a campanha do novembro azul vem alertar sobre o perigo que é a não prevenção do câncer de próstata. No Brasil, a doença já é a segunda mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Por esse motivo, é importante estar atento aos cuidados preventivos contra o câncer de próstata.
A campanha
A Campanha do novembro azul surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade.
No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.
A prevenção
A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de um tratamento mais assertivo e bem sucedido.O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante.
A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
Sinais e sintomas
O diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:
Dificuldade de urinar
Diminuição do jato de urina
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
Sangue na urina
Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.
Diagnóstico
A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal. Se houver suspeita de câncer com base nos resultados dos exames de detecção precoce ou sintomas, serão necessários outros exames para elucidação diagnóstica.
O diagnóstico final do câncer de próstata só pode ser feito com uma biópsia da próstata por via trans-retal ou transperineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética.
A indicação de biópsia depende do toque retal e valores de PSA.
Tratamento
As recomendações mais comuns para o tratamento do câncer de próstata são:
Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos) cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos.
Para doença localmente avançada: radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados.
Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo): o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
É tempo de se tocar!
Previna-se contra o câncer de próstata!
Durante o novembro azul, estaremos ajudando pacientes do HCP (Hospital de Câncer de Pernambco),e você também pode contribuir com essa corrente de solidariedade. Basta apenas CLICAR AQUI e baixar a nossa revista “Mais Saúde” e pronto! Você já ajudou a salvar a vida de alguém.
É que a cada download feito, o Boris estará doando R$1,00 em prol do Hospital de Câncer de Pernambuco.
Clique, ajude e participe!