Todos conhecem este imunizante famoso, mas você sabe para que serve a vacina BCG? Esta vacina é administrada em dose única antes da criança completar 5 anos. Ela constrói a imunidade contra a tuberculose e é a principal maneira de prevenir que crianças contraiam a doença. A vacina BCG protege principalmente nas formas graves como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo). O imunizante também é recomendado para pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra).
O que é tuberculose
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Os sintomas da tuberculose estão relacionados ao lugar onde a bactéria se encontra, sendo mais comum existirem sintomas respiratórios como tosse seca e com sangue, dor no peito e dificuldade para respirar.
Contraindicações para a vacina BCG
Existem poucos casos de contraindicações para a vacina BCG, porém existem dois casos nos quais o imunizante não é recomendado.
- Pessoas imunodeprimidas e recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunossupressão do feto durante a gestação.
- Prematuros, até que atinjam 2 kg de peso.
- Pessoas que apresentam um quadro instável da resposta imunológica.
- Bebês de mães com tuberculose ativa no parto devem receber medicação de proteção de tuberculoses e após 3 meses, caso não sejam infectados, eles podem receber a BCG.
De que é feita a Vacina BCG
A vacina BCG é composta pelo bacilo de Calmette-Guérin, glutamato de sódio e a solução fisiológica. O bacilo de Calmette-Guérin dá origem ao nome BCG e é obtido pelo enfraquecimento de uma das bactérias que causam a tuberculose.
Recomendações antes e depois da Vacina
Não é necessário fazer nenhuma preparação antes da vacina, porém existem alguns detalhes para ficar atento após a vacinação.
Na maioria das vezes, haverá uma reação no local da aplicação com posterior formação de cicatriz. Não é recomendado utilizar produtos, medicamentos ou curativos, pois trata-se de uma resposta esperada e normal à vacina.
Resultados da prevenção no Brasil
Embora a vacina BCG não ofereça 100% de eficácia, a sua aplicação em massa ajuda a prevenir formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.
Hoje no Brasil, as formas graves da doença quase não são mais registradas, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a estimativa é que previna-se mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa, nos países onde a tuberculose é frequente e a vacina integra o programa de vacinação infantil.
No Brasil a vacina BCG pode ser encontrada na rede pública e privada com facilidade.